Por que praticar Shuai Chiao?, Clique aqui!

Siga nas redes

Quem foi Chang Tung Sheng

Tamanho de fonte:

Nascido numa cidade da China chamada Baoding, localizada na província de Hebei, em 1908, Chang veio de uma família humilde, que assava galinhas para complementar seu sustento, o que propiciou uma renda confortável, para lhe permitir ter aulas particulares com Zhang Feyen, um mestre e empresário que praticou Baoding Shuaijiao instruído por Ping Jinyi.

Chang Tung Sheng

Desde cedo Chang demonstrava grandes habilidades e facilidades em aprender, o que chamava atenção de Zhang, que se dedicou a instruí-lo com alguns conteúdos reservados à apenas alunos mais antigos, pois via nele, grandes potenciais futuros.
Chang se juntou ao exército e nesse período serviu como agente especial em um grupo de paraquedistas de elite chamado Hong Chiang, sua vivência em guerras o levou a muitos lugares, onde julga ter aprendido outros estilos de kung fu, e com cerca de cinquenta mestres diferentes, naquela época, se artistas marciais se julgassem bons, e de alguma maneira conseguissem provar seu valor, eles trocavam conhecimentos, de igual para igual e não como aluno, movimento chamado de Jau Huan, que significava = troca de ensino, esta foi uma das formas das quais Chang aprimorou sua sabedoria marcial.
Devido a dedicação de Chang ao Shuaijiao, ele conseguiu aperfeiçoar muitas suas habilidades com seus colegas artistas marciais, incrementando muito conteúdo de técnicas e melhorando sua essência na luta.
Chang também se dedicou a prática do Tai Chi Chuan, quando foi nomeado oficial da Escola Central de Artes Marciais do Instituto Nacional de Nanking, conheceu o general Li Chien Lin, que tinha apenas uma média de 15 ou 20 anos e possuía uma bagagem imensa de conhecimento, em primeira instância, a parceria entre eles não fluía perfeitamente, mas a audácia de Chang despertou curiosidade no general Li, que por fim, rendeu uma troca de conhecimentos essenciais para ambas as partes, Li ensinou a arte da espada, e do Tai Chi Chuan, e Chang dividiu seus conhecimentos sobre o Shuai Chiao.

Chang participou de muitos torneios de artes marciais e campeonatos, nunca tentando ser o melhor, mas sim investindo no Shuai Chiao e mostrando o quão completo ele poderia ser, o que resultou em todas as suas vitorias. Chang foi desafiado milhares de vezes, mas sempre correspondeu a altura com sua personalidade forte.

No início da década de 1980, Chang fez diversas viagens aos Estados Unidos para promover o Shuai Jiao, quando pensou seriamente em emigrar definitivamente para lá. Sua estadia propiciou que propagasse um pouco mais de seu conhecimento e presidir alguns torneios. Participou de um evento bastante significativo, realizado em San Francisco chamado Exposição Chinesa de Luta de Hong Kong (Shuai Chiao) e Kung Fu. Onde muitos artistas marciais se apresentaram e Chang foi a atração principal, e sua manifestação se tornou o clímax do evento.
Infelizmente em 1986 Chang recebe uma notícia sobre a sua saúde, que muda sua vida por inteiro, é diagnosticado com câncer de esôfago, e apesar do tratamento médico, sua condição progressivamente piorou e por fim veio a falecer. Ele encontra-se enterrado num cemitério mulçumano em uma encosta em Taipei.

Pode ser considerado indescritível a perda de Chang para o Shuai Chiao, porém ainda mais para o mundo das artes marciais.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais